Coordenador : Ivenio Moreira da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 381195.2206.125397.31072023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de Graduação do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e produtores rurais nos municípios de São Gonçalo e Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim.
Local de atuação: O projeto proposto se insere como uma extensão da disciplina de graduação do Departamento de Eng. Agrícola e do Meio Ambiente Administração da Empresa Rural e Gestão do Agronegócio – TER 00112, e visa incentivar o aluno a aplicar conceitos teóricos da disciplina em situações práticas junto à problemática vivida por produtores rurais no tocante à formação dos preços praticados. Para tanto, os alunos estarão em contato com os produtores rurais por meio de telefone celular e demais veículos digitais de comunicação.
Objetivo
Visando tornar a extensão um elemento importante ao desenvolvimento da disciplina, este projeto propõe estabelecer um contato dos alunos de Engenharia Agrícola com agentes deste setor, diante da necessidade de atividades práticas que contextualizem ações do curso às demandas do mercado mesmo em tempos de restrições sociais. Espera-se ainda, que este contato com produtores contribua para o fortalecimento da imagem da Universidade como agente integrado às demandas da sociedade.
Resumo
Em um contexto onde o aluno necessita perceber a importância da aprendizagem dos diversos conteúdos estudados no ambiente acadêmico, surge a necessidade de apresentar ao aluno a oportunidade de vivenciar situações e demandas do mercado atual, consolidando os conteúdos vistos na disciplina Administração da Empresa Rural e Gestão do Agronegócio – TER 00112. Nesta proposta o professor fará um contato prévio com produtores, através de vistas pessoais com recursos próprios ou telefone, solicitando a autorização do mesmo para que os alunos façam contato na intenção de coletar poucas breves informações sobre os custos de produção de sua atividade agrícola. De posse destas informações, o aluno fará um diagnóstico sobre a forma como o produtor chega ao preço final, encaminhando aos demais alunos para que todos possam ler e contribuir com um relatório final, simples e útil, que será entregue ao produtor.